Powered By Blogger

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Jogadores exemplares



Boa tarde amigos(as) leitores, acho que só de associar o título do post à imagem ilustrativa já se tem uma boa idéia do que se trata o texto.
Todos nós que gostamos, jogamos e acompanhamos basquete naturalmente criamos simpatia ou admiração por determinados jogadores. Na maioria das vezes adotamos como ídolos jogadores que jogam em nossa posição mas como um time não pode ser composto por 5 pivôs ou 5 armadores passamos a admirar determinados jogadores em cada posição.
Com a grande influência do basquete norte americano criou-se uma tendência de adotarmos o estilo agressivo e rápido como um padrão ideal de jogo o que leva á uma maneira de jogar muito mais dependente da força física. Durante décadas os americanos dominaram as competições internacionais com um basquete de encher os olhos dos espectadores. Em contrapartida os europeus mantiam o mesmo jeito técnico com jogadas e defesas sempre muito bem definidas, ao passar dos anos as competições foram ficando cada vez mais equilibradas.
Hoje muitos times da NBA contam com treinadores europeus em seus staffs*.

Voltando ao assunto principal fiz uma pequena análise daqueles que acredito serem os jogadores mais completos e com a "cara" de cada posição.
Vamos ao primeiro da lista:

Jason Kidd
Armador 1 ou PG, atualmente com36 anos, jogador do Dallas Mavericks é sem dúvida um jogador diferenciado, tem tudo que um jogador de sua posição precisa: controle de bola, passes precisos e visão de jogo.
Sua maior qualidade é a capacidade de tornar o improvével simples, vendo Kidd jogar basquete parece fácil.
Kidd pode não ser tão rápido como Allen Iverson, tão habilidoso como Steve Nash ou tão pontuador como Chris Paul, mas faz o verdadeiro papel de armador como ninguém: jogar e fazer jogar.
Kidd começou sua trajetória na NBA  em 1994 quando foi a segunda escolha do draft sendo selecionado pelo Dallas Mavericks, em sua primeira temporada atuou em uma equipe muito conturbada com várias brigas e escandalos públicos. Naquela temporada o Mavericks alcançara a marca de 26 vitórias e 56 derrotas, campanha pífia se levar em conta o plantel que tinha, mesmo assim o armador do time texano foi escolhido como titular para o All Star Game daquele ano.



Kobe Bryant
Este é um jogador que nunca poderia ficar fora dessa lista. Armador 2 ou SG, 31 anos, jogador do Los Angeles Lakers, desde sua entrada na NBA sempre foi tido como sucessor de M.Jordan, e Kobe nunca deixou a desejar. Durante sua carreira conseguiu 4 anéis de campeão da liga além de várias aparições no All Star Game. Durante anos formou com Shaquile O'neal uma dupla vitoriosa, Shaq foi muito importante para o amadurecimento dele como jogador, hoje o camisa 24 dos Lakers é um jogador muito mais completo e companheiro dentro de quadra, fato que o próprio armador atribui à convivência com O'neal.
Bryant cumpre com maestria a função de shoting guard, com arremessos precisos, explosão física fantástica e uma gana de defender rara de se ver. Dessa forma Kobe reúne as principais características de um segundo armador, não é atoa que ele é atualmente um dos maiores pontuadores da NBA.



Lebron James
Um dos nomes mais badalados dos últimos anos da NBA. Lebron James, ala 3 ou SF, 24 anos jogador do Cleveland Cavaliers, foi escolhido como 1º pick no draft de 2003. James passou direto da liga high school para NBA sem passar pela liga universitária o jogador não precisou se esforçar muito para se firmar na divisão profissional, logo em sua primeira temporada foi nomeado o calouro do ano e escolhido para titular do Rokkie All Star.
Qualque um que vê Lebron jogar nota que suas principais características são a força e velocidade, características ideais para um ala, além disso possui arremesso preciso tanto de longa quanto em curta distância.



Kevin Garnett
Garnett, 33 anos, ala/pivô 4 ou PF, atualmente jogando pelos Boston Celtics, foi durante muito tempo considerado mais um do time dos injustiçados da NBA por ser um excelente jogador e nunca ter ganhado um título da liga. Isso porque Kevin jogou durante 12 anos no modesto Minnesota Timberwolves, todo ano era a mesma história, o jogador carregava o time nas costas conseguindo em várias oportunidades chegar aos Play-Offs mas sempre eram eliminados na primeira ou segunda fase. A história mudou quando logo em sua primeira temporada nos Celtics(2007) Garnett formou com Ray Allen e Paul Pierce o trio de ferro e assim se sagraram campeões da NBA.
Para min este é o melhor ala/pivô que eu já vi jogar, e acho dificil aparece alguém que o desbanque. Um jogador de 2,11m com a habilidade e mobilidade de Garnett é realmente um diferencial.
Giros rápidos e passadas largas são movimentos característicos desse jogador que é com certeza um exemplo a se seguir por todo jogador de fundo.



Pau Gasol
Talvez este seja o jogador mais técnico dessa lista. Pau Gasol, 29 anos Pivô 5 ou C, atualmente jogador dos L.A. Lakers, é um jogador espanhol que realmente joga bonito. O Big Man de Los Angeles foge da linha de pivôs da NBA, que nos últimos anos se resumiam a força e altura, com um incrível controle de bola e boa visão de jogo o central espanhol tem um jogo de fundo perfeitamente técnico e plástico além de ter qualidades escassas na maioria dos pivôs da liga. Bem ao estilo europeu o jogador domina o garrafão com categoria e é um lider na defesa, apesar de seus 2,13m de altura o jogador chegou a jogar como armador nas categorias de base do Barcelona, fato que pode explicar tamanha habilidade. Pau Gasol reuni todas as qualidades de um bom pivô e mais algumas outras que o tornam realmente um jogador diferenciado e exemplar.



Bem galera, sei que minha opinião não é a mesma de vocês e espero que leiam o post e comentem sobre o ponto de vista de vocês.


Abraço a todos e até o proximo post.



*Staff = Equipe técnica

Um comentário:

  1. Sem a menor dúvida Kobe é o melhor,admiro demais seu jogo.Vou jogar esse ano com a 24,vamos ver se a inspiração vem junto,valeu.

    ResponderExcluir

Comentários ofensivos serão removidos imediatamente, bem como possíveis respostas ao mesmo. Respeite para ser respeitado.