Powered By Blogger

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Pequenos detalhes podem fazer toda diferença


Caros amigos, em um esporte tão perfeccionista como o basquete pequenos macetes que as vezes podem passar despercebidos podem nos ajudar e se tornar um atalho para algumas situações, tudo trata-se de um aperfeiçoamento de fundamentos. Hoje nas grandes equipes de basquete é comum ter uma comissão técnica composta por profissionais que são responsaveis por aprimorar especificamente um fundamento, normalmente se tem um especialista em rebotes, arremessos, defesa, ataque etc., no basquete de alto nível isso com certeza é o que diferencia os times.
Temos alguns exemplos de jogadores especialistas em certos fundamentos, é o caso do jogador mais figurão que já passou pela NBA: Dennis Rodman (quem acompanhou a NBA nos anos 90 lembra bem desse monstro do rebote), trata-se de um ala/pivô que não era tão alto para a posição(2,02m), não era exatamente um jogador técnico e muito menos disciplinado porém se destacava pela incrivel facilidade em pegar rebotes. No seu singelo currículo ele ostenta nada menos que 5 títulos da NBA, 2 prêmios de melhor defensor, e 7 prêmios de maior reboteiro da liga. Isso mesmo 7 prêmios de maior reboteiro!
Tais feitos podem ser atribuídos a técnica que Rodman desenvolveu durante a carreira que hoje é exemplo para muitos jogadores da liga como por exemplo Dwight Howard, o pivô dos Magics é considerado um dos melhores de sua posição por se destacar muito neste fundamento. Abaixo segue um vídeo dele mostrando alguns "macetes" para se dar bem na disputa de um rebote:



Estou enfatizando o fundamento rebote porque não é uma técnica trabalhada com tanto afinco como outros, mas as formas de melhoria com pequenos detalhes abrange todos os tipos de movimentos dentro de quadra.
As vezes quando notamos alguns "cacuetes" de jogadores não notamos que aquele movimento muitas vezes é na verdade o modo adquirido por ele para mecanizar um movimento. Ray Allen, por exemplo, repete na maioria das vezes a mesma passada antes de seu arremesso, essa na verdade é a forma que ele encontrou para manter seu padrão de chute.



Durante muito tempo assiti a jogos de basket sempre focando o final das jogadas, como o arremesso certeiro caia bonito na cesta ou como um jogador sempre fazia a mesma jogada e nunca era marcado. Mas só quando comecei a reparar nos detalhes das jogadas que comecei a enteder o que acontecia além da beleza da jogada.
Falar que basquete é treino, treino, treino é chover no molhado, o que vai fazer a diferença no final das contas é a forma como você aproveita seu treinamento dentro de quadra.
Nos vídeos postados tem outros vídeos demonstrando alguns fundamentos explicados por jogadores especialistas em cada um, vale a pena dar uma conferida, principalmente no jogador da sua posição!

Abraço a todos e bons treinos!

Um comentário:

Comentários ofensivos serão removidos imediatamente, bem como possíveis respostas ao mesmo. Respeite para ser respeitado.