Powered By Blogger

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Esse ano será como 2009?

Caro leitor, talvez este texto seja um desabafo, outros possam considerá-lo como demasiado imaginário ou ainda de alguém que vive para criticar. Que seja, mas espero que estas palavras causem reflexão em vosso pensamento, principalmente com os que não convivem com o dia a dia da Seleção de basquete de Conselheiro Lafaiete.

O basquete lafaietense, assim como a maioria dos esportes de nosso país, sofre com o amadorismo, a falta de financiamento público e privado para incentivo de sua prática. A despeito dos resultados alcançados, o descaso sempre é o mesmo. Sem estrutura, sem as melhores ou razoáveis condições de trabalho, sem incentivo ou apoio. Atletas que são voluntários e tentam conciliar o basquete com o trabalho, a educação, a família. Treinador que tem seus salários atrasados. Uma infinidade de situações adversas.

Time Vice-Campeão da 1ª Etapa do JIMI - 2009 - Itabira

Cômico ou lamentável, é que a nova administração da prefeitura de Conselheiro Lafaiete no ano de 2009, quando empossada para uma gestão à frente da cidade, criou a Secretaria de Esportes. Uma separação da antiga Secretaria de Educação, Esportes e Cultura.

O que se espera quando têm se uma secretaria específica para o setor de Esportes?

Um acréscimo no número de atividades, uma melhor organização, maior incentivo ao esporte e afins. No entanto, tudo que vejo até agora são indicações de pessoas despreparadas para assumirem a secretaria, um baita cabide de empregos.

Vejamos alguns destes exemplos lastimosos: a cidade tinha dois grandes eventos esportivos durante o ano para as categorias infanto-juvenil reunindo as escolas do município, ano passado tivemos apenas uma, o JEMG. Cadê as Olimpíadas Estudantis? O gato comeu. Na categoria adulta, o basquete participou em todo ano apenas do JIMI, e ainda sim, para a segunda fase o time perdeu meses de treino porque a prefeitura não pagava o salário de nosso técnico. No início do ano, uma simples troca de uma roda defeituosa de nossa tabela que custava 300 reais levou outros tantos meses para ser efetivada. Uniforme, tiveram quase um ano para providenciar uniformes para o time e o máximo que fizeram até agora às vésperas das etapas do JIMI do ano passado foi comprar uniformes de futebol e cortar as mangas. Necessidades básicas faltam em nosso poliesportivo municipal: Limpeza da quadra, limpeza dos banheiros, segurança, material esportivo, tudo que exige um pouco de esforço, dedicação e seriedade das pessoas que deveriam trabalhar naquilo que são pagos para fazer é difícil, demorado, e por vezes, não alcançado. O poliesportivo parece mais um criadouro de pombos que defecam em todas as partes, e como não há limpeza regular da quadra, lá estão os atletas, rolando e se lambuzando de bosta de pombo. Dentro da lógica da cultura popular do Brasil: é esperar alguém ficar doente em decorrência dos pombos para alguma medida ser tomada. No mais, talvez a finalidade do Poliesportivo Municipal devesse ser adequada a sua realidade, passaria a ser Arena Multiuso ou Multi-Show Municipal, porque rotineiramente chegamos ao “Poli” e descobrimos na entrada que não poderemos treinar porque tem um evento festivo, religioso, comemorativo, funerário, etc e que não são ligadas ao esporte.

A secretaria de esportes de Conselheiro Lafaiete não merece os atletas que tem, não merece ter um time de basquete, não merece intitular-se como fomentadora de esportes em nosso município. Por que continuamos a lutar contra a maré? Porque amamos esse esporte, porque somos mais fortes do que o desleixo e descaso “daqueles” que gerem a atividade esportiva de nossa cidade.

A pergunta do título ainda permanece, cabe a "eles" responderem, teremos uma reprise de 2009?


4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Salve César! Muito bom o seu texto.
    Concordo plenamente com tudo que você disse, e sem dúvidas os fatos que você citou são reais. É triste dizer isso, mas mesmo como atleta do JEMG, eu já pude perceber a difícil situação que se encontra o esporte na nossa cidade em comparação com outros municípios.
    Também fico indignado com a Secretaria de Esporte, que falhou epicamente em 2009. Eu realmente não consigo entender como o governo de um município pode permitir que uma área tão importante como o esporte saia em prejuízo! Chega a ser ridículo.
    Mas apesar de todas as adversidades, eu ainda acredito que o basquete vai ganhar a importância que merece na nossa cidade. Lafaiete vai sediar uma etapa do JIMI em 2010, e isso é um avanço. Boa sorte galera, vocês conseguem!
    -Marlon Jr.

    ResponderExcluir
  3. Bom texto, César!
    Harrison

    ResponderExcluir
  4. ótimo texto.. tomara que ele possa chegar aos responsaveis pelo esporte na nossa cidade e que eles vejam o descontentamento com a administração e pelo menos trabalhem para que isso mude!

    ResponderExcluir

Comentários ofensivos serão removidos imediatamente, bem como possíveis respostas ao mesmo. Respeite para ser respeitado.