Powered By Blogger

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Treinar, treinar, treinar..

Fala galera, pegando o embalo desse inicio de temporada ai vai um breve resumo e minha humilde opinião sobre um programa de treinamento específico para impulsão. Trata-se do famoso Air Alert, treinamento criado no início dos anos 90 e teve como primeiras "cobaias" nada mais nada menos do que Michael Jordan (no auge de sua carreira saltava 48 polegadas* ou 1,21 metros), Leonel Marshall (lendário jogador cubano de voley, saltava 50 polegadas* ou 1,27 metros) e Kadour Ziani (jogador de basquete de origem argelina, salta 56 polegadas* ou 1,42 metros).



O Air Alert consiste em um treinamento de 16 semanas, sendo 3 sessoes de treinamento por semana com duração aproximadamente de 1 hora e 20 minutos, seu exercícios são aparentemente simples e fáceis de serem executados porém se não realizados corretamente podem gerar lesões.
As opiniões dos profissionais sobre o treinamento são bem diversificadas, creio que as opiniões vão muito do método de cada profissional trabalhar, os mais conservadores não acreditam em métodos milagrosos enquanto os mais ousados querem sempre exigir o máximo dos atletas.
A verdade é que não existe fórmula secreta para melhorar o desempenho de um atleta, tudo se resume a dedicação e treinos. Eu, particularmente, acredito que o Air Alert seja um treinamento muito eficaz. No material oficial do programa a estimativa de aumento de impulsão é de 25 a 45 centímetros, é um ganho monstruoso eu mesmo cheguei a duvidar, mas tive contato com algumas pessoas que fizeram o ciclo completo e garantem que ganharam em média 20 a 30 centímetros de impulsão.
Como todo treinamento durante o Air Alert deve-se respeitar alguns pontos:

  • Dedicação
  • Alongamento, aquecimento e esfriamento como em qualquer atividade física
  • Respeitar o tempo do programa
  • Alimentação
  • Descanço



Outros fatores como aptidão física, genética e histórico de lesões também devem ser levados em conta mas no geral é ter vontade e treinar, treinar muito!
Por ser um método de longa duração é recomendável que não concilie com treinamentos de hipertrofia ou qualquer outra atividade muito intensa.
Em alguns relatos que pesquisei li em mais de um lugar que o Air Alert segue um método interessante que é chamado de "mimetismo muscular" ou "memória muscular" (unica vez que ouvi falar nisso foi no Heroes rsrs) este princípio faz com que o músculo crie uma maneira mais eficiente de trabalhar, usando mais grupos musculares para auxiliar no salto fazendo com que toda força produzida pelo movimento seja usada da melhor forma, se pararmos para pensar é também dessa forma que aprendemos a arremessar da melhor maneira ou dar um passe com mais força ou precisão.

Nota: Uma das vantagens do Air Alert é que ele não faz uso de pesos e aparelhos de academia, sendo possível o realizar em qualquer lugar!


Abaixo seguem os links do material para realização do Air Alert III:
Vídeo parte 1
Vídeo parte 2
Tabela de exercícios e pdf explicativo

PS: Ainda não tive oportunidade de fazer o treinamento, provavelmente no final do JIMI comece a fazer, já consegui o material do Air Alert e ia até começar o programa esse ano mas a conselho do nosso amigo Harrison vou esperar a temporada ficar em OFF. Vale lembrar que o Air Alert não é o único treinamento desse tipo, mas é o mais famoso, existem outros como Vertical Leap Explosion e o Dunknow.


Créditos á comunidade do Air Alert no Orkut
*1 polegada = 2,54 centímetros

Update: Leitores, o segundo vídeo está indpisponível para download, assim que eu tiver tempo para upar no rapidshare posto o novo link. Mas só pelo primeiro vídeo já é possível fazer todos exercícios tranquilamente.

5 comentários:

  1. Muito interessante debater sobre os processos de aprimoramente físico.

    Em 2008, baixei o AIR ALERT III e tentei fazê-lo em casa por duas semanas, os exercícios são simples, mas a carga física realmente é bem desgastante.

    Infelizmente tive que parar, pois o meu problema no joelho não deixava fazer alguns exercícios e outros fazia com muita dor.

    Espero um dia conseguir fazer o AIR ALERT e concluir todo o ciclo para ver o quanto posso ganhar de impulsão.

    Até mais.

    ResponderExcluir
  2. Senhores muito cuidado com receita de bolo.
    abraço!

    ResponderExcluir
  3. eu queria saber se o air alert tem alguma consequencia para adolescentes com 15 como eu, como parar de crescer, etc.

    ResponderExcluir
  4. Eu ja ouvi falar muito e fiz este programa de treinamento, e ele realmente funciona, o probema e que o esforço pelas articulaçoes pode e VAI gerar diversos problemas como dores e lesões, ai vai de cada um..., qual e o preço que vc pretende pagar para ter uma boa impulsão???

    ResponderExcluir

Comentários ofensivos serão removidos imediatamente, bem como possíveis respostas ao mesmo. Respeite para ser respeitado.