Powered By Blogger

sábado, 20 de março de 2010

Fundamentos ganham jogo

Os atletas tendem a praticar mais aquilo que já dominam. Para ser eficaz em todos os fundamentos é necessária uma dedicação aos detalhes, além de uma enorme vontade de contribuir cada vez mais com a equipe. Em cada exercício o que importa é o “como” o praticamos.

Amigos, neste meu primeiro post aqui o blog, resolvi colocar esta frase acima para falar de algumas coisas de Basquetebol. Dela podemos tirar algumas análises que são a diferença entre um atleta mediano e um atleta de alto desempenho.

A insistência dos técnicos em treinar fundamentos não é à toa. Os dribles e manejos de bola com ambas as mãos, os arremassos de todas as posições, a bandeja invertida, os giros para ambos os lados não são um “adorno” do esporte. Eles fazem parte do basquetebol e são um diferencial positivo quando bem executados.

A plasticidade é apenas consequência da competência.

É muito comum, por exemplo, encontrarmos jogadores altos e que atuam embaixo no garrafão se limitarem a executar apenas aqueles fundamentos de pivot. É claro que esses movimentos devem estar completamente enraizados na alma desses atletas, mas também outros, como tiros de média e longa distância por exemplo. Esses diferenciais tornam esse atleta muito mais difícil de ser marcado. Por consequência, a equipe toda sai ganhando. Aliás, em Basquete, não se treina apenas para ser melhor e sim para ser mais útil. Aí caímos em outro ponto da frase: o grande atleta deve ter essa “enorme vontade de contribuir cada vez mais com a equipe”. Cada um dentro da sua função tática e praticando seu melhor desempenho técnico em função da sua equipe.
Cada exercício aplicado nos treinamentos não é mera invenção dos treinadores. Eles são fundamentados na filosofia de jogo escolhida para a equipe e para cada jogo e também para as diversas situações que se apresentam durante os jogos. Vejam a situação a seguir: Final de jogo, 2 pontos atrás, o melhor arremessador recebendo uma marcação muito forte. Como confiar uma jogada de 3 pontos a um pivot que nunca levou a sério os treinamentos de chutes de longa distância? Não dá! Por isso, é que a frase termina com “Em cada exercício o que importa é o “como” o praticamos”.

Desconheço algum caso em que a dedicação não tenha sido premiada a seu tempo. Pensem nos atletas que nós admiramos e conheçam sua história. Todos, sem exceção, foram extremamente dedicados e bem sucedidos.

Pra finalizar lembrem-se do “Chavão”: FUNDAMENTO GANHA JOGO!

4 comentários:

  1. Vou passar o resto da vida treinando fundamentos e não conseguirei dominar todos eles com perfeição, não tem melhor motivação do que esta para treinar mais e mais todos os dias. kkkkkkkkk.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Treinar nunca é demais. Passaremos o resto da vida e sempre encontraremos outro jogador melhor.
    Ótimo post principalmente pra mulecada mais nova.

    ResponderExcluir
  4. Boa estréia, Victinho!

    ResponderExcluir

Comentários ofensivos serão removidos imediatamente, bem como possíveis respostas ao mesmo. Respeite para ser respeitado.