Powered By Blogger

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Paraíso Basquetebol

Boas companheiros,

Gostaria de apresentá-los como um projeto esportivo pode ser implantado, desenvolvido e alcançar seus objetivos num curto período de tempo.

Desde o ano retrasado, comecei a ouvir notícias da cidade de São Sebastião do Paraíso -MG. Falava-se da formação de uma forte equipe de basquetebol na cidade com o intuito de participar do Campeonato Mineiro e que disputaria o JIMI.

O que se escutava da boca de alguns em nossa região tornou-se realidade e o basquete de Paraíso sagrou-se campeão do JIMI e fora vice-campeã do Campeonato Mineiro. Para 2010 e 2011 os planos já são de âmbito nacional.

Acabei por encontrar um vídeo que incentiva o apoio de empresas a equipe... vale a pena assistir.


Não custa sonhar, pudera em nossa região termos uma iniciativa destas.

terça-feira, 27 de abril de 2010

Sensacional, Inacreditável ou Bizarro?

Por essa ninguém esperava.....tenta não rir, eu não consegui.



O jogo é recente, 25/04/2010.

Bem pessoal, a NLB é a Liga do Adriático, quando a reviravolta aconteceu restavam 0,6 segundos.

Placar do jogo:

Cibona 74(14 17 13 16 14)
Partidário 75(15 16 13 16 15)

Agradecimento aos Lafaietenses e simpatizantes da equipe de Basquete!

Desculpem-me por não ter postado até o dia de hoje absolutamente nada sobre a 1ª fase do JIMI no que se refere ao basquetebol masculino. A postagem de Alexandre foi tão boa que me senti inibido a debater o tema. Hoje, enfim, tomei coragem para digitar um pequeno texto e gostaria muito de agradecer aqueles que nos apoiaram no início desta jornada.

Nosso principal objetivo ainda não foi alcançado, ainda é necessário um bom resultado na 2ª fase para alcançarmos a tão sonhada 3ª fase do JIMI. No entanto, treinamos muito, nos dedicamos, entramos na quadra de corpo e alma para cumprir nossas metas. Nesta 1ª fase jogamos o basquete que fomos treinados para executar, infelizmente ainda não foi suficiente para vencermos todos os adversários, o que tem seu lado extremamente positivo: termos em mente a obstinação que é necessário melhorar, melhorar, melhorar... treinar, treinar, treinar....

O que fica para mim desta primeira fase? Não há como deixar de lembrar a enorme força que recebemos das arquibancadas na final contra Santa Luzia. Como estava em quadra, focado no jogo, apenas quando terminou a disputa pude pensar no tamanho da torcida que nos empurrava dentro de quadra, que nos fez aproximar do placar, que não deixou pensarmos na possibilidade de desistir, que foi nosso sexto, sétimo homem em quadra, que mesmo em número pequeno fez-me sentir num poliesportivo lotado, um verdadeiro caldeirão.

Muito obrigado a todos que nos acompanharam e torcem por nós, faremos todo o possível para representar nossa cidade cada vez melhor. Contamos com esta força para motivar e nos empurrar em direção a vitória.


Minas sucumbirá mais uma vez na Semi-final?

Pela terceira vez seguida o Minas Tênis Clube alcança as semi-finais do Campeonato Nacional de Basquete e pela segunda vez enfrentará a equipe de Brasília pela vaga na final.

Ano passado as duas equipes também se enfrenteram pela semi-final e o resultado foi 3x1 para Universo/Brasília.

Este ano a equipe de Brasília se reforçou tornando-se franco favorito para o campeonato e iniciou o torneio atropelando todos os adversários. Porém, nos últimos jogos colecionou derrotas e quase não manteve-se na ponta da tabela, inclusive chegou a perder dentro de casa para a equipe do Minas.

O Minas fez uma boa etapa regular, sem grandes surpresas, mas é tido como uma equipe que não ganha em grandes decisões, "o time do quase".

A tabela da Semi-final de Minas x Brasília é:
04/05/1019h00Minas x BrasíliaBelo Horizonte (MG)
07/05/1019h00Brasília x MinasBrasília (DF)
08/05/1022h00Brasília x MinasBrasília (DF)
11/05/1019h00Minas x BrasíliaBelo Horizonte (MG)
14/05/1019h00Brasília x MinasBrasília (DF)

Terça-feira, dia 04/05, já estou a planejar com alguns amigos para vermos o jogo na Arena Vivo, não espero nada menos do que um jogo disputado e de alto nível técnico.

As apostas estão abertas, será que Minas tem capacidade para aguentar o vice-campeão brasileiro do ano passado e favorito para este ano?


quinta-feira, 22 de abril de 2010

JIMI 2010 - 1ª fase - BASQUETE MASCULINO

Boa noite amigos do blog,
Mais um JIMI passou e ficaram lembranças, experiências e situações que todos nós saberemos aproveitar da melhor maneira possível.
Segue um breve relato, do meu ponto de vista, sobre esta primeira etapa da mais importante competição do ano.
Começamos o JIMI com duas garndes perdas: Gabriel, que por um equívoco não fora inscrito e Pavarotti, contudido no amistoso contra a AVB-MG. Apesar de tudo em momento algum abaixamos a cabeça ou desanimamos devido as perdas, pelo contrário, e quem foi destinado a substituir jogadores tão importantes entraram bem e mostraram a homogeneidade e maturidade do grupo.
Enfim, o que se viu em quadra foi um time dedicado e aplicado a todo momento em todos os jogos com um modo de jogar que entusiasmou quem estava do lado de fora. Em todos esses JIMIs que participei nunca tinha visto um torcida tão incendiada como nesta edição, foi muito bom receber esse calor e perceber o quanto somos apoiados por atletas de outras modalidades e populares lafaietenses.

Resenha dos jogos:
Cons. Lafaiete 125 x 19 Caeté
Contra uma equipe ainda em formção cumprimos o combinado entre nós nos vestiários: entrar em quadra para jogar como se fosse o ultimo jogo de cada um. Em momento algum houve desrespeito com  nossos adversários que também jogaram com tudo e aproveitaram a experiência da melhor maneira possível. Entramos um pouco desligados em quadra e levamos a maioria dos pontos neste período(14) mas nos mantivemos sempre a frente do placar e impusemos nosso ritmo de jogo. Durante o restante do jogo foram feitas inúmeras substituições buscando sempre manter o nível do nosso padrão de jogo.
Com uma defesa firme e contra ataques velozes conseguimos construir o placar sem nos desgastarmos.

Cons. Lafaiete 53 x 50 Mariana
Um jogo atípico, já que buscávamos descansar para jogar a semi final e não prejudicar Mariana com um placar muito elástico.
Jogamos tranquilamente com o jogo na mão durante todos 40 minutos de jogo, sempre mantendo a diferença no placar. Sabíamos que um placar mais equilibrado poderia nos beneficiar na fase seguinte da competição, assim mantivemos o ritmo e, apesar do placar, vencemos com tranquilidade.

Cons. Lafaiete 74 x 35 Mariana
(semi final)
Dessa vez o jogo foi um pouco diferente, tinhamos a motivação de jogar mais uma semi final e afirmar de vez que estávamos em nossa casa jogando o nosso jogo.
Em um jogo dominado desde o começo tivemos a tranquilidade e todos que entraram em quadra mostraram serviço. Após os dois primeiros períodos foi feita uma rotatividade maior para preservar alguns atletas para a possível final.
O final todos sabem, mais uma vitória lafaietense e a terceira final consecutiva.

Cons. Lafaiete 59 x 69 Santa Luzia
(final)
Infelizmente não foi dessa vez. Mas perdemos nada menos que para o tri campeão geral do JIMI, o mesmo time que 3 anos atrás nos bateu por 30 pontos de diferença, time que conta com grandes jogadores formados nos principais clubes mineiros.
Foi um jogo eletrizante do início ao fim, em nenhum momento houve grande diferença no placar ou domínio absoluto de um time. Alguns erros foram cruciais para o resultado do jogo, muitos lances livres errados aliados a grande experiência do adversário resultaram na vitória Luziense.
Apesar da derrota não há como não destacar a raça e determinação no nosso time e a participação da torcida que chegou a desequilibrar alguns atletas experientes da equipe adversária. 
Desse jogo com certeza podemos tirar mais aspectos positivos que negativos, com os positivos analisaremos nossos pontos fortes e procurar trabalhar em cima destes, dos pontos negativos tiramos grande apredizado do que devemos nos atentar e podemos melhorar.


O mais importante da competição foi mostrar a todos que estamos chegando e conquistando nosso espaço sempre com humildade e do jeito mais mineiro possível. No mais só temos a agradecer a todos que apoiaram e aos atletas da equipe que perderam manhãs de domingo para treinar, tudo valeu a pena! 
Em Itabira iremos com mais determinação e mais bem preparados, podem esperar.

Abraço a todos e mais uma vez MUITO OBRIGADO!


PS: espero que os outros colaboradores do blog também possam nos prestigiar com suas análises da competição, é muito importante publicarmos diferentes pontos de vista em um espaço tão democrático como nosso blog!

1ª Fase - JIMI 2010 - Basquete Feminino

Depois de alguns dias sem nenhum post, temos muitos temas e notícias a serem divulgadas e debatidas por nossos leitores. Começamos por nosso basquetebol feminino:

Conselheiro Lafaiete 40 x 16 - Mariana - 17/04
Conselheiro Lafaiete 34 x 36 - Itabira - 18/04
Conselheiro Lafaiete 28 x 54 - Sabará - 19/04
Conselheiro Lafaiete 26 x 48 - Santa Luzia - 20/04
Conselheiro Lafaiete 42 x 33 - João Monlevade - 21/04

A Classificação Geral foi:

1º - Santa Luzia
2º - Sabará
3º - Itabira
4º - Conselheiro Lafaiete
5º - João Monlevade
6º - Mariana

Fico muito contente ao ver o time de basquetebol feminino da cidade a ganhar jogos. Faz três anos que acompanho o time feminino e estas são as primeiras vitórias em JIMI que pude comemorar.

O retorno de atletas, como a fernanda, contribuiu para que o time elevasse seu padrão de jogo e consequentemente passaram a almejar a vitória, obtendo 2 em 5 jogos, e uma derrota apertadíssima no placar contra Itabira.

Parabéns a equipe feminina pela dedicação nos treinos e nos jogos, esperamos que na segunda fase continuem a melhorar e buscar vitórias para Conselheiro Lafaiete.


terça-feira, 13 de abril de 2010

Agora sim, preparação completa!

Boa noite amigos leitores!
Como dito antes neste sítio passamos por alguns testes nas ultimas semanas buscando acertar nosso time para a nossa principal competição do ano, o JIMI.
Foram 3 jogos, e cada um com uma cara diferente, para nossa preparação jogamos contra 3 adversários completamente distintos. Espero que todos tenham refletido, ligado o senso de autocrítica e que principalmente tenham sabido absorver todas as críticas positivas ou negativas.
Vamos á um breve resumo dos jogos:

Cons. Lafaiete 74 x 61 Athletic - São João Del Rei
Foi um grande jogo, contra um adversário de peso, que estão acostumados a grandes competições, disputado até os ultimos minutos. O experiente time de São João se manteve a frente do placar em alguns momentos do jogo, mas nosso time se mostrou concentrado e objetivo o suficiente para buscar a vitória sem desesperar por estar atrás no placar (fato comum em times anteriores).
Nossa temporada não poderia começar de maneira melhor! Apesar de alguns erros típicos de um time sem ritmo de jogo conseguimos compensar essas falhas com eficiência e alcançar nosso objetivo, a vitória.

Cons. Lafaiete 98 x 38 Barbacena
Jogo tranquilo mas muito proveitoso, dentro do jogo ocorreram situações que encontraremos durante o JIMI, diante dessas situações a equipe se manteve centrada. Alguns erros cometidos no jogo anterior chegaram a ocorrer, em menor quantidade neste jogo, mas em uma vitória tão clara fica difícil analisarmos erros com maior rigor.
O ponto negativo deste jogo foi a deslealdade de alguns atletas barbacenenses. São coisas que nunca vamos entender pois nunca houver uma richa entre nós, nunca existiu rivalidade ou equilíbrio nos ultimos jogos, nossa equipe nunca jogou sujo contra qualquer adversário. No meu modo de ver quando jogamos contra um adversário relativamente superior devemos tentar absorver o máximo do jogo e aprender com o adversário.

Cons. Lafaiete 98 x 120 AVB-MG
Talvez tenha sido o jogo mais proveitoso dessa série, contra uma equipe formada,em sua maioria, de ex atletas profissionais aprendemos muito e conseguimos analisar mais precisamente nossos erros.
Foi um jogo de altíssimo nível muito equilibrado até o ultimo quarto, quando os veteranos mostraram que a experiência pode fazer toda a diferença.
A estabilidade da equipe foi um ponto positivo a se destacar, conseguimos nos manter a frente do placar em boa parte da primeira metade do jogo, a defesa se mostrou agressiva e no ataque concluímos jogadas que não aconteceram nos jogos anteriores.
Apesar da derrota podemos tirar mais coisas positivas que negativas deste amistoso, é natural que os erros fiquem mais evidentes em uma derrota, isso foi bom pois podemos assim analisar melhor os pontos positivos e negativos da nossa equipe e individuais.


PS: Tenho certeza que nossa equipe está mais preparada do que nunca para um JIMI e os amistosos foram de grande importância para nossa preparação. Agora nos resta esperar, ansiosamente, pelo início da competição e vamos com tudo!

quinta-feira, 8 de abril de 2010

COMO MELHORAR


Creio que a melhor forma que cada um tem para melhorar é realizar cada treinamento sob pressão, sob sua própria pressão. Cada DIA e em cada exercício. É efetivo e funciona. É tão simples que é ridículo, está implícito em cada exercício, contanto, é claro, que os jogadores da sua equipe sejam competitivos e que busquem a vitória a cada momento. Estou convencido que esta atitude em cada treinamento é saudável, proveitosa e originária de vencedores. Tudo se consegue por meio da persistência.
Minha idéia é criar hábitos. O hábito de passar, o hábito de defender, etc., mas o objetivo principal é criar o hábito de ganhar. Ao dar a um não ganhador a chance de perder, esta será sempre aceita por dito jogador. Por isto estou sempre os colocando à prova e exigindo deles, para que se tornem hábitos vencer e superar as dificuldades.
Creio em poucas regras e procuro transformá-las em hábitos, porque confio em cada uma delas, sem exceções. Nossas práticas estão baseadas nestas regras, e estruturadas para criar como hábitos: pensar, ter agressividade e vontade para triunfar. Só requerem de tua parte desejo, orgulho e trabalho duro. Ninguém pode fazer por vocês. Tens que te propor ao treinar, fazer tudo buscando a excelência. Eu creio que se joga como se treina, por isso procuro que o treinamento seja intenso em todo momento, já que o jogo exige 40 minutos de intensidade.
Por último, não importa o “que” senão o “como”. Seja no basquetebol, estudo, ou o que seja, não importa o que faças senão como o faças. “Procure ser sempre o melhor que possas, e se atingires o melhor possível, seguramente estarás bem. Para isto é preciso ser honesto consigo mesmo e estar convencido que fizeste o maior esforço. Este “como” é o principal hábito que precisas conseguir. Só depende de você.


Por Miguel Salvitelli. Treinador de basquetebol do RCA da Argentina.

sábado, 3 de abril de 2010

Programação da próxima semana, pré JIMI

Boa noite pessoal!
Daqui a 12 dias começam os jogos do interior de Minas, o prestigiado JIMI. E dentro da nossa preparação para a primeira fase da competição temos 2 amistosos agendados nos dias 10 e 11.
Dia 10 contra a equipe de Barbacena às 15 horas no ginásio do clube Carijós em Lafaiete. No dia 11 o amistoso é contra o time da Associação dos Veteranos de Minas Gerais, time composto por ex atletas profissionais de Minas Gerais, às 11 horas na Rua Manila, 425 - Buritis - Belo Horizonte.
Contamos com a presença de todos que nos acompanham, no Carijós dia 10 e se possivel em BH no dia 11.
Grande abraço!