Powered By Blogger

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Secretaria Municipal de Esporte e Lazer

A Secretaria Municipal de Esporte e Lazer divulga suas metas e atribuições no site oficial da Prefeitura Municipal de Conselheiro Lafaiete:
http://www.conselheirolafaiete.mg.gov.br/secretaria/esporte_e_lazer/


No que diz respeito a :

"- Elaborar e propor ao Prefeito a política do desenvolvimento do esporte;"
Não se percebeu nenhuma ação concreta nesse sentido haja vista que a cidade não tem nenhum projeto tramitando para captação de recursos junto ao Ministério dos Esportes com base na Lei de Incentivo ao Esporte.

"- Promover e difundir o esporte e os hábitos de lazer e estimular o seu desenvolvimento;
- Promover eventos esportivos no âmbito municipal;
- Apoiar e incentivar eventos esportivos municipais, estaduais e nacionais;"
A organização do JIMI foi um fiasco de planejamento e logística, mostrou bem a nossa realidade.

"- Administrar praças de esportes, parques esportivos e de lazer, quadras poliesportivas e estádios municipais;
- Coordenar a implantação de estádios, quadras esportivas e revitalização de campos de futebol;
- Incentivar e apoiar a prática de esporte nas escolas municipais, com o apoio da Secretaria Municipal de Educação;"
É nítido do abandono das praças e quadras esportivas. Quando mais se afasta do centro da cidade mais abandonada ou até mesmo é inexistente o espaço para a prática esportiva e de lazer.
Nas escolas a situação é de caos. Muitas escolas da rede minicipal não conta com quadra esportiva.
O Ginásio Poliesportivo Municipal é um descaso com o bem público. Suas instalações carecem de limpeza e cuidados sanitários. A condição da água lá oferecidada é imprópria pelas contaminação por fezes de pombos. Nem mesmo após o incêndio em parte do seu interior, despertou o interesse da administração Lafaietense em mudar a situação que se arrasta por
anos.

"- Incentivar e apoiar o esporte amador e profissional;
- Incentivar e apoiar o esporte especializado;"
Representando o esporte especializado não nos sentimos apoiados, tampouco incentivados.
Custeamos nosso próprio vestuário esportivo. Como dar crédito a uma secretaria que não renova e não zela pelo seu próprio material esportivo?

"- Cuidar da expansão dos diversos tipos de esportes e lazer junto às comunidades do município;
- Interagir e apoiar as entidades representativas do setor;"
Cuidados e interação reduzidos ao mínimo. O que acontece em relação a fomentação do esporte e sua divulgação é fruto da ação de abnegados. A palavra "expansão" tem tom de ironia. O esporte especializado sobrevive com dificuldade no município.

"- Organizar torneios para diversas faixas etárias e grupos sociais, destacando-se os voltados para a juventude, para a 3ª idade e para os portadores de necessidades especiais;
- Coordenar a criação da memória esportiva do Município."

Ainda há tempo para se agir. Em honra à memória esportiva de Conselheiro Lafaiete.
Caso contrário, nesta administração, a criação da Secretaria Municipal de Conselheiro Lafaiete
será apenas lembrada como uma atitude política para beneficiar políticos. Será apenas lembrada como uma entidade que não se originou para sua real finalidade e que terminou sem deixar saudades.

4 comentários:

  1. Chega a parecer piada tais "promessas" da secretaria de esporte. Como podem divulgar besteiras desse tamanho oficialmente? Até acredito que no papel exista um planejamento para se cumprir os objetivos mas parece que este ainda não chegou nas mãos dos responsáveis pelo esporte em Lafaiete, afinal 2 anos não dá pra fazer quase nada né?!
    Como atleta me sinto envergonhado de ver tanta balela no site da prefeitura municipal. O que vejo é um grande desrespeito conosco e com o esporte, as vezes parece que o municipio que está nos fazendo uma caridade por nos deixar representá-lo nas competições.
    Ao invés de publicar besteiras sem fundamento gostaríamos que a prefeitura divulgasse as contas da secretaria de esportes, o que aconteceu com a verba direcionada ao esporte? Por que até hoje não pagaram nosso técnico? Por que o poliesportivo é usado para eventos de todas naturezas exceto eventos esportivos? Por que as quadras dos bairros não receberam nenhum tipo de reforma desde a criação da secretaria? Por que temos que usar material esportivo da era Vicente Faria? Por que a estrutura esportiva (tabela, rede, astes, traves, redes) é tratada como lixo pelas pessoas que invadem nosso espaço para fazer eventos e não recebem nenhum tipo de repreensão? Até quando o esporte vai ser utilizado para acolher cabos eleitorais dos políticos eleitos?

    ResponderExcluir
  2. MUITO BEM FALADO E COMENTADO PELO MEUS COMPANHEIROS, E ESTAMOS MOSTRANDO PRINCIPALMENTE A PARTE QUE NOS DIZ RESPEITO, HÁ MUITO MAIS OQUE FAZER PARA MELHORAR O ESPORTE EM LAFAIETE. E ÓTIMO COMENTÁRIO ALEXANDRE, PORQUE NÃO COLOCAM AS CONTAS DA SECRETARIA DE ESPORTES PARA QUE TODOS POSSAMOS VER...

    ResponderExcluir
  3. Excelente texto Harrison!

    Também estou curioso para ver as contas da secretaria de esportes.

    ResponderExcluir
  4. é muito triste ver como as coisas estão;
    o descaso,o desrespeito,o jogo de empurra,sem local pra ter um treino digno,o minimo de higiene nos banheiros do ginásio, com a quadra simplismente jogada ao descao,é amigos essa e a situação do esporte de cons.lafaiete,acho que já passou da hora dessas pessoas responsáveis pelo esporte de lafaiete parar de brincar e de ficar sentadas sem fazer absolutamente NADA e começar a trabalhar pela nossa cidade ai pergunto a todos. O QUE ELES ESTÃO FAZENDO LÁ ????

    ResponderExcluir

Comentários ofensivos serão removidos imediatamente, bem como possíveis respostas ao mesmo. Respeite para ser respeitado.